“Cabo Delgado precisa do apoio de todos” - Valige Tauabo
A província de Cabo Delgado precisa de apoio urgente de todos parceiros e amigos da província, para enfrentar os desafios que atravessa.
O apelo foi feito, recentemente, em Maputo, pelo Governador de Cabo Delgado e membros do
Conselho Executivo Provincial (CEP), num webinar organizado pela Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil) e parceiros, para uma reflexão conjunta sobre os Desafios e Perspectivas do Governo de Cabo Delgado.
O webinar, que decorreu no início de Setembro passado, foi o primeiro de uma série de reflexões que a Fundação MASC e parceiros estão a levar a cabo, visando, por um lado, criar oportunidades para os governos provinciais partilharem as suas perspectivas e desafios de governação e, por outro, promover sinergias com os parceiros de cooperação, com vista a encontrar “malamulelo” (soluções, em Emakhuwa, uma das línguas faladas em Cabo Delgado) para os problemas com que cada província se debate.
No encontro virtual, o executivo de Cabo Delgado apelou à solidariedade de todos face aos desafios que a província enfrenta.
“Gostaria de reiterar, a todos parceiros e amigos de Cabo Delgado, para considerarem o apoio urgente para a situação humanitária que atravessamos”, disse o Governador da província, Valige Tauabo, para quem todos devem olhar por Cabo Delgado.
Ainda nesse sentido, Nocif Magaia, Director Provincial da Indústria e Comércio de Cabo Delgado, referiu, no mesmo encontro, que “a questão sanitária é inquietante e exige uma intervenção para minimizar o impacto de outros factores que estão a deteriorar as condições sanitárias no território”.
No entanto, entre as prioridades, está a promoção da paz e da unidade nacional e a assistência às famílias deslocadas, numa altura em que os ataques armados continuam a deitar abaixo os esforços de desenvolvimento da província, além de forçarem deslocações massivas da população à procura de locais seguros.
Assim, no entendimento do CEP de Cabo Delgado, a única forma de promover a paz é promovendo o desenvolvimento.
Comentários
Enviar um comentário