Valige Tauabo oferece berlindes para entreter as crianças deslocadas, em Metuge
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, ofereceu, hoje (24), berlindes às crianças deslocadas, que se encontram em Centros de Acomodação, no distrito de Metuge, no sentido de se entreterem enquanto estiverem nesses centros de trânsito, ainda que o jogo de berlindes ajude a manter a concentração.
“A criança não pode perder o seu perfil, e as suas actividades nessa idade intermédia até aos 14 anos de poder entreter-se em algumas actividades de descontracção, daí que, encontramos neste modelo de brincadeira - jogo de berlindes - uma das actividades que pode ocupar sem se descurar das regras de prevenção do novo coronavirus”, considerou Valige Tauabo.
Por outro lado, o Executivo explicou que, como as crianças passaram momento de trauma, precisam de se socializar em actividades de entretenimento, ter esperança, entre elas, e encontrar formas de se distrair.
Para demonstrar a prática de berlinde, o Governante participou de uma partida deste jogo, que envolveu quatro petizes e o administrador do distrito de Quissanga, Bartolomeu Muibo, que se encontra em Metuge.
No fim do jogo, Tauabo saiu entusiasmado por ter constatado que as crianças provenientes de Quissanga sabem jogar o berlinde, contrariando, assim, a impressão que trazia, segundo a qual, o berlinde é praticado no meio urbano e suburbano.
Este, refira-se, é o início de uma série de actividades focadas para as crianças e jovens deslocados provenientes das zonas do conflito.
Comentários
Enviar um comentário