Valige Tauabo enaltece o papel do turismo na ligação com outros sectores para o desenvolvimento de Cabo Delgado
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, sublinhou, ontem (27), a necessidade de ligação do sector do Turismo com os demais sectores de actividades, no sentido de estabelecer sinergias entre todos os actores para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Valige Tauabo, falava à margem da celebração do 41º aniversário do Dia Mundial do Turismo, que, este ano, se assinala sob lema, Turismo e Desenvolvimento Rural.
O Governante considera que a ligação do turismo com os outros sectores económicos, por via da procura de bens e serviços, é uma forma de elevar o potencial na geração de renda e transformar todo o tipo de turismo localmente apetecível em destinos privilegiados por turistas nacionais e internacionais.
A celebração do 27 de Setembro oferece uma oportunidade particular, fomentando a consciencialização sobre o potencial e o valor do turismo no desenvolvimento sustentável de Moçambique.
O turismo, no meio rural, tem um efeito multiplicador de desenvolvimento sustentável, porque este campo é atractivo para os visitantes pelas experiências exclusivas e autênticas como elas se apresentam.
Por seu turno, o representante das Associações da Indústria Hoteleira, Benildo Rabelina, o lema escolhido este ano para marcar a celebração do Dia Mundial do Turismo representa uma alavanca para a recuperação do sector turístico na perspectiva de sustentabilidade, porque opta pela frequência dos espaços rurais, deixando assim de privilegiar apenas as zonas urbanas.
Para Rabelina, a opção pelo turismo rural vai permitir a diversificação de investimentos nos espaços agrícolas, o que irá catapultar o equilíbrio sócio-económico.
Entretanto, a Directora Provincial da Cultura e Turismo, Iolanda Almeida, que interveio, na ocasião, indicou que a semana do turismo que hoje encerra foi caracterizada pela realização de várias actividades como palestras, exposição de artesanato, plantio de árvores casuarinas, entre outras actividades.
Comentários
Enviar um comentário