Tauabo anuncia construção de infraestruturas sociais, na aldeia Ngalane




O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, deu a conhecer, na semana finda, na aldeia Ngalane, distrito de Metuge, que no próximo mês de Outubro inicia a construção de infraestruturas sociais naquela comunidade.

Trata-se de uma Escola Primária composta por seis salas de aulas, duas casas para professores, um posto de saúde e um sistema de abastecimento de água que vai beneficiar 375 habitantes, actualmente, residentes naquela aldeia.

Valige Tauabo, dirigindo-se a população de Ngalane, explicou que as infraestruturas a serem financiadas pela Fundação Alberto Chipande, ainda vão beneficiar cerca de 70 famílias deslocadas do Distrito de Quissanga, que serão reassentadas naquela comunidade. 

O Governante, falando das vantagens que o apoio da fundação vai trazer para Metuge, referiu que com a construção da unidade sanitária vai reduzir o congestionamento da actual e, consequentemente, melhorar a assistência sanitária da população local.

O sistema de água de abastecimento de água, por um lado, vai reduzir a procura do precioso líquido pela população, além de se minimizar o surgimento de doenças de origem hídrica.

Antes do acto de anúncio das obras, a representante da fundação, Doroteia Chipande Sumbana, procedeu à entrega de kits de produtos alimentares à população que se encontra no centro de acomodação de Ngalane.

Doroteia Sumbana fez saber que a sua organização está empenhada na mobilização de recursos, através de uma campanha denominada caravana de solidariedade, para apoio as famílias deslocadas.

É com base nesta visão que, ainda este ano, àquela organização promoveu, na cidade de Pemba e em Mueda, uma campanha de doação massiva de sangue para apoiar as unidades sanitárias da província, no reforço da capacidade de stock do líquido vital, por forma a salvar vidas humanas de concidadãos que necessitam do precioso líquido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia