Cabo Delgado vai vacinar 12 mil cães contra a raiva



A província de Cabo Delgado prevê vacinar contra a raiva, este ano, um total de 12 mil cães, segundo referem dados avançados ontem (28), na cidade de Pemba, pelo Governador Valige Tauabo. 

Conforme o JN, Valige Tauabo, que falava por ocasião das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, que coincidiu com o lançamento da campanha de prevenção à doença, que terá a duração de 45 dias, disse que até ao momento, foram vacinados, de forma rotineira, 1617 cães, o que corresponde a 12% da cobertura.

No seu discurso, o governador destacou que a raiva, uma doença transmitida por cães doentes ou assintomáticos, ainda constitui um grave problema de saúde pública na província de Cabo Delgado, não só, daí que urge ser combatida sem tréguas.

Com efeito, ao longo dos primeiros seis meses do ano em curso, 217 pessoas foram vítimas de mordeduras caninas, sem óbito, contra 371 de igual período do ano passado, que resultaram em um óbito. 

"Esta redução foi possível mercê as vacinações em cães e gatos levadas a cabo pelo Governo e parceiros, a disponibilização atempada de vacina anti-rábica e a criação do grupo de resposta rápida multissetorial, que envolve as direcções provinciais de Agricultura e Pescas, de Saúde e o Conselho Municipal de Pemba. Por isso, apelamos a população para aderir a campanha" - destacou Tauabo.

Ainda nesse sentido, o Executivo indicou que as crianças com idade inferior a 15 anos, representam a faixa etária que mais sofre de mordeduras de cães na via pública e para inverter esse cenário, pediu aos petizes para não atirarem pedras contra os cães e não se aproximarem demasiadamente deles.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado