Assembleia Provincial aprova Instrumentos de Trabalho do CEP


Os membros da Assembleia Provincial, reunidos na II Sessão Ordinária do órgão de 19 à 21 de Agosto, aprovaram os seguintes documentos: Plano Quinquenal do Conselho Executivo Provincial (PQCEP) 2020 – 2024, Plano Orçamento Provincial (POP) e os Estatutos Orgânicos das Direcções Provinciais, que compõem o órgão de Governação Descentralizada Provincial.

O PQCEP 2020 – 2024 e o POP 2020, os membros da bancada parlamentar da RENAMO votaram contra, alegadamente, por as acções previstas nos dois documentos não terem uma localização exacta, ao nível dos distritos, localidades e povoações, tendo votado a favor apenas os Estatutos Orgânicos das Direcções Provinciais, que compõem o órgão.

De referir que o Plano e Orçamento Provincial 2020 e o Plano Quinquenal do Conselho Executivo 2020 – 2024 são resultantes do manifesto eleitoral do partido FRELIMO, que a população de Cabo Delgado votou no escrutínio de 2019.

No entanto, a proposta dos Estatutos Orgânicos das 11 Direcções Provinciais prevê a existência da figura de Director Adjunto e a criação de Departamentos e Repartições.

Os Estatutos Orgânicos apesar de terem sido votados a favor, pelos membros das duas bancadas que compõem o órgão, alimentaram debate no que tange ao número de repartições e departamentos, bem como a nomeação de directores adjuntos.

Aqui, os membros da bancada da FRELIMO e da RENAMO recomendaram que a nomeação de directores provinciais adjuntos deve ter em conta com a complexidade das actividades do sector, sendo que, há algumas instituições que não iriam precisar de ter directores adjuntos e alguns departamentos e repartições, uma sugestão acolhida com satisfação pelo Conselho Executivo Provincial.

Assim, o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, discursando no acto de abertura da reunião, explicou que o projecto de governação do CEP para os próximos cinco anos vai priorizar, fundamentalmente, a promoção da Paz, diversificação da economia, tornando-a competitiva e com mais oportunidades de emprego, onde os jovens se assumem como o pilar da nação.

Valige Tauabo disse, igualmente, que a atenção do CEP irá se focalizar na expansão do acesso e melhoria da qualidade de ensino e serviços de saúde, incremento dos volumes de produção agrária, reabilitação e construção de infraestruturas económicas e sociais, fortalecimento da pesca artesanal, desenvolvimento da indústria transformadora e turismo.

O governante referiu que no sector da educação a aposta é sair dos actuais 53.5 por cento de analfabetismo para 39 por cento até em 2024, envolvendo todas as forças vivas, na sensibilização para adesão aos programas de alfabetização e educação de adultos.

"No sector de agricultura e pescas, prevê-se assistir 453 mil produtores, com enfoque para a disponibilização de semente melhorada e aperfeiçoamento das técnicas melhoradas de produção, entre outros" concluiu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia