Tauabo reconhece o papel dos principais intervenientes na importação e exportação em Cabo Delgado


O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, reconheceu, na semana finda, os principais intervenientes no processo de importação e exportação, ao nível de Cabo Delgado. Trata-se das Alfândegas, Câmara do Comércio, Autoridade Tributária e Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), pelo empenho e desempenho demonstrados nos últimos anos.

O Governante manifestou o reconhecimento na celebração dos 40 anos da criação da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), numa cerimónia que contou a presença de todas instituições visadas e cidadãos da República Unida da Tanzânia residentes na Cidade de Pemba.

Valige Tauabo referiu que a cerimónia decorre numa altura em que Cabo Delgado enfrenta muitos desafios, como os desastres naturais que ocorrem de forma cíclica devido aos efeitos extremos, a acções terroristas, entre outros, factores que ameaçam o crescimento da economia.

Para o dirigente, o terrorismo, neste extremo do País, não pode ser visto como um problema só de Moçambique, porque constitui uma ameaça à paz e aproximação dos povos da região.
O Chefe do Conselho Executivo de Cabo Delgado deu a conhecer, ainda, que, este ano, os números referentes às importações e exportações reduziu, de forma substancial.

”Devemos sim estar unidos para enfrentar e vencer, transformando esses desafios em oportunidades para elevar o crescimento económico e social da Província de Cabo Delgado,” disse o governante.

Nos últimos cinco anos, a província arrecadou uma receita de 4.2 mil milhões de meticais resultantes da exportação de diversos produtos como a madeira serrada, mariscos, pedras-preciosas, entre outros.
Ainda no mesmo período, o País importou os seguintes produtos: ovo, tomate, carne, frango, leite e arroz.

Assim, cerca de 85% de pintos, que são adquiridos em Nampula, são provenientes do Malawi, porque o país ainda não tem capacidade para produção em grande escala.

Por outro lado, no último quinquénio a Agência de Promoção de Investimentos e Exportação aprovou 48 projectos cujos sua implementou gerou cinco mil e 413 postos de emprego, num investimento de 425 milhões de dólares.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado