Valige Tauabo exorta aos ACC à boa conservação de produtos agrícolas
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, exortou aos Agentes de Comercialização Agricola (ACC) para obedecerem as normas básicas de conservação dos produtos agrícolas, desde os postos de compra até aos armazéns, por forma a garantir a qualidade dos mesmos em toda cadeia de valores.
Tauabo falava, segunda-feira (10), na sede do distrito de Balama, depois de visitar alguns postos de compra de excedentes agrícolas e respectivos armazéns de intervenientes no processo de comercialização, naquele ponto da província.
A visita do dirigente foi realizada no quadro da monitoria do processo de comercialização.
Depois da visita aos postos de venda e armazéns, o dirigente escalou o futuro mercado grossita da vila sede.
A área reservada para a construção do mercado é de 12 hectares e as infraestruturas a serem erguidas incluem a energia da rede nacional, uma unidade sanitária de primeiros socorros, posto policial e canalização da água potável.
Com a construção do novo mercado, vão reduzir os acidentes de viação que ocorrem com muita frequência, no actual mercado, tendo em conta que está ao lado duma estrada, outrossim, a instalação dos serviços básicos de forma integrada irá facilitar aos comerciantes, pois, não irão precisar de se deslocar para longas distâncias em busca de tratamento hospitalar, por exemplo.
O Administrador do distrito de Balama, Edson Lino, falando, na ocasião, explicou que, na presente campanha de comercialização, a região prevê vender 920 mil e 40 toneldas de diversos produtos. Até ao momento, foram comercializados 114 mil e 98 toneladas.
No decorrer da visita, dois comerciantes foram entregues de forma simbólica dois cheques gigantes de 1 milhão cada, referentes ao Fundo Rotativo de Comercialização que concede crédito aos dois beneficiários.
Comentários
Enviar um comentário