Pemba promove Orçamento Participativo
Decorreu, em Pemba, um Workshop sobre Orçamento Participativo (OP), com o objectivo de suscitar interesse de sua implementação nos Municípios de Cabo Delgado.
A iniciativa permite melhorar a comunicação entre o Conselho Municipal de Pemba e os seus munícipes, respondendo as preocupações e prioridades das comunidades locais, bem como promovendo acções de descentralização, até aos bairros municipais.
O OP é um dos instrumentos de governação previsto no Programa Quinquenal Municipal de Pemba e na Agenda 2030 das Nações Unidas, precisamente no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável nr. 11 (ODS11.3), que visa aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e as capacidades de planeamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis.
Falando, na abertura do evento, o Edil de Pemba, Florete Simba Motarua, disse que, com a realização deste workshop espera ter um Município mais coeso e interativo, sobretudo na respostas as suas expectativas e sugestões.
O Workshop, refira-se, foi organizado pelo Conselho Municipal de Pemba, com apoio da USAID, através da DAI em parceria com a VEDOR.
O programa, que teve duração de três (03) dias, contou com a participação de vereadores e técnicos do Conselho Municipal de Pemba, associações, docentes universitários, empresários, representantes de outros municípios de Cabo Delgado, entre outras individualidades.
Comentários
Enviar um comentário