“Busquem melhorar qualificações para que sejam um produto escasso” disse Adriano Maleane aos jovens bancários


O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane desafia os jovens bancários a buscarem cada vez maiores e melhores qualificações para que os bancos não prefiram terceirizar os serviços.
Numa situação em que as caixas automáticas começam a realizar grande parte dos trabalhos que antes eram feitos por pessoas, os jovens bancários começam a ficar preocupados.
Além da substituição por máquinas, os jovens temem ficar sem emprego, já que, alegadamente, os bancos estão a terceirizar os serviços.
O ministro da Economia e Finanças manifestou a vontade de apoiar, esta terça-feira, na abertura do primeiro fórum de Recursos Humanos Bancários. Entretanto, Maleiane diz que só o apoio do Governo não tem como evitar que as máquinas substituam os jovens bancários, caso estes não apostem na formação contínua.
Além do ministro da Economia e Finanças e dos jovens bancários, o fórum teve a participação dos gestores de recursos humanos dos bancos de Moçambique. Todos debatiam o futuro dos bancários com o desenvolvimento de tecnologia que, muitas vezes, são capazes de os substituir.
No seu discurso de apresentação, Emílio Fernando, Presidente da Associação de Jovens Funcionários Bancários, promotora do evento, fez referência a necessidade de engajamento de instituições financeiras nacionais com destaque para os bancos, para tomarem em atenção que os seus objectivos comerciais serão alcançados através de profissionais qualificados e motivados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado