Calendário de exames da 5 ª à 12 ª classe será seguido integralmente




Os exames finais da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classe, bem como os do 3° ano de Alfabetização e Educação de Adultos serão realizados com uma semana de antecedência em relação às datas inicialmente estabelecidas, reajustado que foi o calendário do terceiro trimestre escolar.
Além do arranque dos exames finais, o reajuste do calendário, anunciado há dias pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), abrange igualmente o fim das aulas, sendo esta alteração justificada pela necessidade de se harmonizar o calendário de exames com o regulamento de avaliação nos dois subsistemas de educação.
Nesta perspectiva, segundo Manuel Simbine, porta-voz do MINEDH, o reajuste vai permitir que os professores dos dois subsistemas de ensino tenham 30 dias de licença disciplinar, e que a publicação dos resultados dos exames seja concluída até 20 de Dezembro.
“De facto, nós harmonizamos o calendário do terceiro trimestre do ano tendo em conta a necessidade de este se ajustar ao novo regulamento de avaliação aprovado em Janeiro último”, explicou Simbine.
Uma das alterações constantes no novo regulamento de avaliação é que os exames do ensino secundário-geral passaram de cinco para oito, o que por si só justifica a necessidade de mais dias de avaliação. 
Com efeito, os professores têm até 12 de Novembro para calcular e registar as notas nas cadernetas dos alunos e preparar os exames da primeira chamada da 7ª classe a terem lugar entre 13 e 15 de Novembro. Já a segunda chamada realizar-se-á de 18 a 20 de Novembro.
Por seu turno, os alunos da 5ª classe serão submetidos a exame da primeira chamada entre 4 a 6 e as recorrências estão previstas para 11 de Novembro próximo.
No subsistema secundário, os exames normais estão previstos para decorrer entre 20 e 26 de Novembro com a publicação dos resultados a decorrer até 3 de Dezembro. A segunda época tem início previsto para 4 de Dezembro com término no dia 10 do mesmo mês.
A preparação do ano lectivo 2020 deverá arrancar a 6 de Janeiro, período em que se espera arranque a matrícula dos alunos da 6ª, 8ª e 11ª classe.
“Este reajuste vai permitir que o fim do ano lectivo seja a 20 de Dezembro e as férias dos professores entre 23 de Dezembro a 21 de Janeiro. Esta mexida do calendário já foi partilhada com as direcções provinciais e as escolas estão a ser orientadas para ajustar o respectivo plano de aulas”, concluiu Simbine.

Fonte: Jornal notícias
"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado