HOSPITAIS CENTRAL DE MAPUTO E UNIVERSITÁRIO GERMANS TRIAS I PUJOL BADALONA EXPLORAM ÁREAS DE COOPERAÇÃO.
Num encontro de cortesia mantido entre as partes na manhã do dia 07 de Novembro, o Hospital Central de Maputo e o Hospital Universitário Germans Trias i Pujol de Badalona sentaram-se a mesma mesa para estudar e analisar possíveis formas de cooperação no campo da formação medica especializada.
Durante o encontro, foi estudado a possibilidade de troca de experiências disponibilidade de vagas para campos de estágios aos médicos residentes na área de anatomia patológica com foco na oncológica, dada a larga experiência que o Hospital de Badalona tem principalmente no que tange a pesquisa, diagnostico e tratamento do cancro da próstata e da mama.
O apoio poderá ser extensivo a outras áreas com destaque para a Hematopatologia e nefrologia, consideradas essenciais e que ainda se ressentem bastante com a escassez de recursos humanos.
Como passo a seguir, as partes acordaram em fazer o levantamento de necessidades e desencadear acções concretas, com vista a assinatura de um memorando de entendimento que numa primeira fase abrangerá apenas a área de anatomia patológica com possibilidades de extensão para outras especialidades.
Este acordo vai abrir espaço e permitir que residentes de anatomia patológica se desloquem a Espanha por período de três a seis meses para a realização de estágios académicos.
A Província de Barcelona, onde o Hospital Universitário Germans está adstrito, já formou mais de oito docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane que actualmente contribuem para a formação de diversos quadros da saúde.
Comentários
Enviar um comentário