20 de Novembro, " Dia Universal dos Direitos da Criança"



Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): 
A não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.


Nesta quarta-feira, 20, a propósito da comemoração dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança vários apelos foram feitos com objectivo de garantir a protecção da criança.

Na opinião de alguns responsáveis de instituições que se dedicam às causas da criança e dos seus direitos, a violação dos direitos da criança é fruto da degradação dos valores da família.
“Muitos homens não assumem as responsabilidades com os filhos, deixam as crianças com as mães e a maioria delas não tem condições financeiras para cuidar das crianças e o resultado já se sabe”.
Fonte: RM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado