OCAM quer profissionais contra corrupção


A Ordem dos Contabilistas e auditores de Moçambique considera a corrupção um problema sério e que deve ser combatido a todo custo. A Ordem diz estar a trabalhar no sentido de dar cada vez mais o seu contributo para combater este mal.
No país a corrupção tem sido apontada como um dos problemas que lesa a economia. Vários são os casos reportados de desvios de milhões de meticais, que no lugar de serem aplicados ao bem do povo caem nos bolsos de alguns servidores públicos. Situação que preocupa a Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, que diz já estar a fazer a sua parte.
A problemática da corrupção não somente afecta Moçambique de forma preocupante. O continente africano em geral tem sofrido com o fenómeno. Por isso, o Presidente da Federação Pan-africana de Contabilistas considera determinante a união de todos.
“A corrupção afecta todos nós. E para combater este mal, todos temos que estar envolvidos. Os jornalistas também devem ser parte dessa luta. Como vocês sabem, em todas as instituições, os pagamentos passam pelos contabilistas. No entanto, se os contabilistas notam que os pagamentos não estão correctos e não devem ser aprovados, e por isso sofrem penalização, os jornalistas devem reportar. Assim, os corruptos terão medo”.
Estas constatações foram feitas esta terça-feira, à margem da conferência internacional que junta em Maputo, auditores e contabilistas de diversos países africanos.
Fonte: Jornal Notícias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado