Empresários de Nampula já podem exportar para os Estados Unidos da América


A câmara de Comércio Moçambique – Estados Unidos da América está a divulgar oportunidades para empresários nacionais exportarem produtos para aquele país, com isenção ou taxas aduaneiras muito baixas. A prioridade dos americanos são produtos agrícolas.
Uma fábrica de capitais chineses localizada na cidade de Nampula processa anualmente cerca de duas mil toneladas de castanha de caju.
Quando abriu as portas em 2017 tinha como perspectiva exportar a amêndoa directamente para China, facto que não está a acontecer devido a procedimentos burocráticos nos serviços aduaneiros daquele país asiático que ao que tudo indica não permitem a entrada da castanha moçambicana.
Uma das soluções seria a aposta noutros mercados e para isso, a Câmara de Comércio Moçambique – Estados Unidos da América está em Nampula para apresentar as facilidades que existem desde o ano 2000, altura em que o governo de Washington aprovou uma lei de facilidades económicas para países da África Subsaariana, conhecida por AGOA.
Apesar de essa janela existir há cerca de 20 anos, as exportações de Moçambique para os Estados Unidos ainda não têm grande expressão.
A primeira fase da lei americana de facilidades económicas vigorou no período de 2000 a 2015. Agora estendeu-se para 2025, devendo-se dando-se particular atenção aos produtos agrícolas.

Fonte: Jornal Notícias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado