ONU enaltece legislação de protecção a criança Moçambicana



A enviada especial de António Guterres avaliou o ponto de situação da violência contra a criança em Moçambique, tendo enaltecido os avanços registados a vários níveios, com destaque para a vertente legislativa, mas diz que é preciso fazer mais.
"O que vejo hoje é que há muito esforça a ser desenvolvido, tem muitas leis, mas sabem mais do que eu que para acabar ou prevenção real de todo o tipo de violência, temos que agir ao mesmo tempo em várias frentes, ter uma legislação é bom mas temos de ter a certeza de que é acessível às criança e famílias nas zonas mais remotas, ter legislação é bom, mas ao mesmo tempo é preciso uma mudança de mentalidade e atitudes" avaliou Najat Maala.
Paralelamente, a enviada da ONU sugere mais acções ao nível da prestação de serviços e alocação de orçamento para responder aos desafios desta luta.
"Precisamos de um compromisso político e investimentos fortes na componente de recursos humanos e orçamento, de modo a garantir que esta cadeia de serviços esteja disponível ao nível da base e, ao mesmo tempo, precisamos de adoptar uma abordagem de ciclo de vida começando por prevenir e eliminar todo o tipo de violência, dos zero a oito anos de idade" defendeu.
Refira-se que Maalla, uma diplomata de nacionalidade marroquina, foi indicada como enviada do Secretário-geral da ONU para assuntos da violência contra as crianças, em Maio do ano em curso.
Fonte: O PAÍS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado