Governo português felicita Pilipe Nyusi pela reeleição como presidente da república


Governo português felicitou Filipe Nyusi pela sua reeleição para o cargo de Presidente da República de Moçambique. Aliás, o governo de Portugal encoraja e felicita ainda todos os candidatos e partidos pela sua participação nas eleições de 15 de outubro, que deram a vitória a Frelimo e ao seu candidato.

«O Governo português felicita Filipe Nyusi pela sua reeleição para a Presidência da República e a Frelimo pela vitória nas eleições legislativas e provinciais e felicita, por outro lado, os novos governadores provinciais eleitos, acto que acontece pela primeira vez na história de Moçambique», lê-se no comunicado do executivo português.

«A preservação da paz é essencial para a prosperidade do povo moçambicano e desenvolvimento sustentável do país», numa clara alusão de paz efetiva em Moçambique.

«Portugal espera, assim, que todos os relevantes actores se empenhem no sentido de assegurar uma genuína reconciliação nacional, incluindo no quadro do Acordo de Paz e Reconciliação assinado a 6 de agosto último».

Os números tornados públicos pela Comissão Nacional de Eleições dão grande vantagem a Filipe Nyusi, com 73% dos votos, enquanto Ossufo Momade, da Renamo, maior partido da oposição, obteve 21,88%, - Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), conseguiu 4,38%, e, na última posição, ficou o candidato Mário Albino, do partido AMUSI, com 0,73 %.

Nas legislativas, a Frelimo segue na frente com 70,78%, e conseguiu eleger 184 deputados para a Assembleia da República, a Renamo conseguiu 22,71%, com 60 deputados, e o MDM, com apenas 4,24 %, apurando apenas seis deputados.


Fonte: A Bola.

"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado