Nyeleti Mondlane saúda o Dia da Juventude Africana


Celebra-se hoje, 1 de Novembro, em todo o Continente Africano, o dia da Juventude Africana sob o lema: “Um milhão de jovens em 2021: Conta comigo” e em Moçambique adoptamos para esta data o lema: “Jovens criando oportunidades transformadoras”. Optamos por este lema por estar em conformidade com os desafios que nos propomos realizar em benefício da juventude nas áreas de emprego, empreendedorismo, educação e saúde.

Esta data foi instituída na primeira Conferência Ordinária dos Ministros da União Africana responsáveis pela juventude, realizada em Maio de 2006, em Addis-Abeba, Etiópia visando reconhecer o papel determinante dos jovens africanos na construção de uma África independente, pacífica e próspera.

A efeméride é celebrada num contexto em que vigora a iniciativa “1 Milhão até 2021”, lançada pelo Presidente da Comissão da União Africana que preconiza a criação de oportunidades directas para um milhão de jovens africanos nas áreas da educação, emprego, empreendedorismo e engajamento.

Queremos nesta oportunidade saudar a nossa juventude, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico pela sua participação activa e exemplar nas Eleições Gerais e para as Assembleias Provinciais, desde a Campanha Eleitoral até ao processo de votação no dia 15 de Outubro de 2019, o que demonstra de forma inequívoca o alto sentido patriótico e de cidadania que caracteriza os jovens moçambicanos.

Reconhecemos a presença significativa da nossa juventude nas diferentes frentes de desenvolvimento de Moçambique, e por esta razão, como Governo estamos comprometidos na atracção de mais investimentos e na criação de incentivos que propiciem emprego e trabalho para os nossos jovens.

Endereçamos uma saudação especial a Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, pela sua dedicação à causa da juventude, em reconhecimento do papel crucial que os JOVENS desempenham no processo de desenvolvimento sócio-económico de  Moçambique.

A terminar, queremos lembrar que a juventude constitui o grupo social mais activo em qualquer sociedade por isso não temos dúvida que Moçambique, sendo um Estado constituído por uma população maioritariamente jovem, tem tudo para dar certo.

Bem Haja a Nossa Juventude.

Maputo, Novembro de 2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado